CulturaEntretenimentoHistóriaMinas GeraisNotíciasRegião

CAMINHÃO-MUSEU COM A EXPOSIÇÃO: “ITINERÁRIOS DA INDEPENDÊNCIA”, ORGANIZADA PELO SENADO FEDERAL E UFMG, PASSARÁ POR PRADOS

FOTO: PEDRO FRANÇA / AGÊNCIA SENADO

A abertura da exposição itinerante em Prados, acontece nesta sexta-feira, dia 22, às 17h, no novo espaço multiuso, o antigo parque de exposições da cidade, homenageando Hipólita Jacinta Teixeira de Mello, uma das personalidades da Independência do Brasil.

Hipólita Jacinta Teixeira de Mello foi a única mulher a fazer parte da Conjuração Mineira – em um tempo em que nada era mais proibido às mulheres do que se meter em política. Hipólita, intimamente ligada à Prados inclusive com residência no município, teve atuação relevante após a prisão de Tiradentes e, com o fim da Conjuração Mineira, perdeu todos os seus bens.

O Caminhão-museu usa diferentes recursos expográficos, audiovisuais e bibliográficos, e será estacionado no antigo parque de exposições de Prados. Estarão presentes no evento, a cantora Zélia Duncan, a ministra do Supremo Tribunal Federal do Brasil, Cármen Lúcia, e o prefeito de Prados, Juninho do Lester. 

Também fazem parte do projeto, a historiadora Heloisa Starling e a roteirista e produtora Antonia Pellegrino. A exposição “Itinerários da Independência” terá entrada gratuita e ficará aberta ao público de sexta a domingo, nos seguintes horários: Nesta sexta-feira, 22, a abertura ocorrerá às 17h e no sábado (23), a exposição estará aberta para visitação de 10h as 19h. E no domingo, 24, das 10h às 14h.

No evento “Hipólita Jacinta, a mulher que estava lá”, será apresentado um trecho do podcast: “Mulheres na Independência”, criado por Antonia Pellegrino para a Globoplay, cujo primeiro episódio é sobre a homenageada. E em seguida, a ministra Cármen Lúcia também fará uma apresentação sobre Hipólita Jacinta. A cantora Zélia Duncan irá recitar trechos da obra “Romanceiro da Inconfidência”, de Cecília Meireles.

Desenvolvida pelo Projeto República da UFMG, entre as atividades da Comissão Especial Curadora do Bicentenário da Independência do Brasil no Senado Federal, a exposição “Itinerários da Independência” conta a história dos vários projetos e conflitos políticos que existiram em torno da Independência do Brasil.

Qual a sua reação?

Animado(a)
0
Feliz
0
Apaixonado(a)
0
Não tenho certeza
0
Bobo(a)
0

Comentários estão fechados.

Mais em:Cultura