CulturaNotíciasSão João del-Rei

CENTRO CULTURAL EXIBE EXPOSIÇÃO SOBRE A ARQUITETURA HABITACIONAL DA ANTIGA URSS

FOTO: MARINA RATTON

O Centro Cultural da UFSJ exibe a exposição “Arquitetura Habitacional da URSS: Concurso entre Camaradas 1926”, inédita na América Latina. O objetivo é debater o direito à moradia e à qualidade de vida, temas de extrema relevância para São João del-Rei e região.

Organizada pelo Departamento de Arquitetura e Urbanismo (Dauap) da Universidade Federal de São João del-Rei, a exposição faz parte de uma série sob o título: “Arquitetura Soviética”, desenvolvida por uma universidade do México, e acontece em outras cidades brasileiras, entre elas, Foz do Iguaçu.

O objetivo da mostra é revelar uma forma particular de implantação da modernidade arquitetônica desenvolvida na União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS) nas primeiras décadas do século XX. Dois eixos nortearam este trabalho: a arquitetura habitacional e as tipologias de edifícios públicos produzidos no período.

A exposição começa com uma introdução minuciosa, escrita por Alexander Pasternak, sobre o concurso sobre camaradas e se encera com uma reflexão de Ivan Sabolev sobre os desafios da habitação mínima operária e da habitação coletiva. Ambos os textos são de 1927 e se fazem essenciais para a compreensão de moradia e de vida comunitária da URSS para a época.

Oito projetos participaram do “Concurso entre Camaradas”, convocado pela União dos Arquitetos Contemporâneos (OSA), em 1926, cujos resultados foram publicados na revista Arquitetura Contemporânea, números 4 e 5, no ano seguinte. Os autores, apesar de pouco conhecidos no Ocidente, trabalharam muito por melhores condições de vida no período pós-revolução, em 1917.

A visitação acontece no Centro Cultural da UFSJ até o dia 30 deste mês de junho e a entrada é gratuita. O prédio fica localizado no Largo do Carmo, na Praça Dr. Augusto das Chagas Viegas, nº 17, Centro.

Qual a sua reação?

Animado(a)
0
Feliz
0
Apaixonado(a)
0
Não tenho certeza
0
Bobo(a)
0

Comentários estão fechados.

Mais em:Cultura