EconomiaNotícias

CONTA DE LUZ DEVE PERMANECER SEM TAXA EXTRA ATÉ O FIM DO ANO, ANUNCIA ONS

Os contribuintes terão um alívio na conta de luz, pois a bandeira verde deve vigorar até o fim do ano. A decisão foi confirmada pelo diretor-geral do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), Luiz Carlos Ciocchi. A tarifa extra, acréscimo na conta de energia como bandeira de escassez hídrica, foi cobrada por sete meses, desde setembro de 2021. 

Agora, o governo anunciou a retirada da bandeira tarifária a partir do dia 16 deste mês. Com a bandeira verde não há cobrança de qualquer valor extra sobre o consumo de energia. Ciocchi afirmou que, com o volume de chuvas desde o fim do ano, a situação dos reservatórios das usinas hidrelétricas permitirá mais tranquilidade hídrica do que em 2021. 

Segundo o diretor do ONS, o sistema Sudeste/Centro-Oeste – o principal do país – termina o período de chuvas no melhor nível dos últimos 10 anos. As bandeiras tarifárias entram em vigor quando as condições de geração de energia nas hidrelétricas não são favoráveis e é preciso acionar as termelétricas. 

Além das bandeiras amarela e vermelha, no ano passado, foi criada a de escassez hídrica, que impôs aumento de R$ 14,20 a cada 100 quilowatts-hora consumidos.

Qual a sua reação?

Animado(a)
0
Feliz
0
Apaixonado(a)
0
Não tenho certeza
0
Bobo(a)
0

Comentários estão fechados.

Mais em:Economia