EducaçãoNotíciasPlantão

TRABALHADORES DA EDUCAÇÃO DE SJDR REALIZAM MANIFESTAÇÃO NESTA QUARTA

FOTO: Gustavo Ferreira

Na manhã desta quarta-feira (16), os trabalhadores da educação de São João del-Rei realizaram, em frente ao Teatro Municipal, o ato: Dia Nacional de Greves, Paralisações e Manifestações em defesa da educação e dos serviços públicos. O ato percorreu a Avenida Tancredo Neves até a frente da Prefeitura Municipal.

A manifestação foi organizada pelo Sind-UTE (Sindicato Único do Trabalhadores em Educação) e pela ADUFSJ (Seção Sindical dos Docentes da UFSJ) entre outros sindicatos, em resposta a proposta de parcelamento da dívida da Prefeitura de São João del-Rei junto ao Instituto Municipal de Previdência (IMP) e também quanto ao cumprimento da lei do Piso Salarial Profissional Nacional (PSPN). Além disso, a categoria também reivindica o reajuste salarial dos servidores públicos para 19,99%.

De acordo com informações da coordenadora da Subsede do Sind-UTE de SJDR, Janaine Ferreira, outras cidades da região já concederam o aumento dos professores, e em São João o projeto foi enviado ontem (16), para a Câmara onde aguarda aprovação, “porém nós lutamos para que o aumento seja igualitário, para todos os profissionais da educação e não só para o quadro efetivo do magistério.” pontua Janaine. 

Outra reivindicação do ato é quanto ao parcelamento em 35 vezes da dívida da Prefeitura junto ao (IMP), “ que consequentemente terá juros, tirando dinheiro da saúde, da educação e DAMAE, isso é um despropósito, nós da educação não aceitamos isso, pois o dinheiro está em caixa, porém o prefeito que não quer repassar o valor.” pontua a Coordenadora.

Ao fim da manifestação, “precisamente durante nossas falas de reivindicação, que tinham o objetivo de pressionar o legislativo, quanto a dívida da prefeitura. Porém houve escárnio/deboche de alguns assessores dos vereadores de base, gerando um clima de conflito, então nós [manifestantes] decidimos ocupar a câmara para conversar com os vereadores, e neste momento a polícia conteve a situação com uso de cacete e spray de pimenta.” conclui Janaine 

Quanto à continuidade da paralisação dos professores, a decisão será tomada na tarde desta quarta (16), em Assembleia.

Qual a sua reação?

Animado(a)
0
Feliz
0
Apaixonado(a)
0
Não tenho certeza
0
Bobo(a)
0

Comentários estão fechados.

Mais em:Educação