NotíciasSaúde

COM ESTOQUE EM BAIXA, HEMOMINAS CONVOCA DOADORES DE SANGUE

Foto: Pixabay

A Fundação Hemominas enfrenta baixa no estoque de sangue. Segundo a fundação, quadro, que já é agravado pela pandemia, também está sendo influenciado pelo período chuvoso e de férias escolares, que historicamente representam um período de queda nos estoques.

O grupo O positivo é o mais preocupante, com baixa de 60% no estoque. Já para os tipos O negativo e A negativo, a queda registrada é de mais de 45%.

Os interessados podem agendar a doação em qualquer uma das unidades Hemominas através do site do site www.hemominas.mg.gov.br ou pelo aplicativo MG App Cidadão, que é compatível a celulares Android e iOS. Para doar sangue, a pessoa precisa ter entre 16 e 69 anos de idade e pesar mais de 50 kg.

Pessoas que realizaram endoscopia ou broncoscopia precisam aguardar um período de seis meses para doar e aqueles que fizeram tatuagens, sobrancelha definitiva ou piercing, precisam aguardar 12 meses para a doação.

Os critérios relativos à Covid-19 para doar sangue foram recentemente atualizados pelo Ministério da Saúde, em conjunto com a Anvisa. Pessoas que testaram positivo para a doença e apresentaram sintomas podem doar depois de 10 dias de terminados sintomas.

Já aqueles que testaram positivo e não apresentam sintomas podem doar após 10 dias da realização do exame. Além disso, quem esteve com pessoas no período de transmissão da doença pode doar sete dias depois do último contato.

Qual a sua reação?

Animado(a)
0
Feliz
0
Apaixonado(a)
0
Não tenho certeza
0
Bobo(a)
0

Comentários estão fechados.

Mais em:Notícias