EconomiaNotíciasSegurança

 BANCO CENTRAL ALERTA POPULAÇÃO PARA CUIDADO COM GOLPE NAS REDES SOCIAIS

FOTO: Agência Brasil

O Banco Central pede que todos redobrem a atenção ao receber mensagens prometendo acesso a valores esquecidos em bancos. A mensagem que circula nas redes sociais e no WhatsApp se passa pelo Banco Central para aplicar golpes.

A mensagem enviada aos usuários traz um link e promete saque via PIX de eventuais valores esquecidos, além de afirmar que milhões de brasileiros já consultaram e sacaram. No entanto, a mensagem não é uma comunicação oficial do Banco Central e quem clica no link é direcionado para um site fraudulento, colocando dados pessoais e sigilosos em risco.

O Banco Central criou um sistema para os clientes consultarem valores que possam ter em seus nomes em instituições financeiras. Porém se chama Sistema Valores a Receber e pode ser acessado por meio do site do Banco Central, que é o www.bcb.gov.br/.

No entanto, esse sistema está fora do ar, e só voltará a funcionar no dia 14 de fevereiro. Pois, passa por ajustes técnicos, porque, no dia que foi lançado, os acessos foram em maior quantidade do que o esperado.

Vale ressaltar que o Banco Central não entra em contato com as pessoas e, assim que a plataforma voltar a funcionar, o cidadão deverá fazer a solicitação de resgate e receberá os valores sem necessidade de fazer nenhum depósito prévio a qualquer pessoa ou instituição
.
Golpistas estão atentos a essas falhas no sistema. E costumam usar temas de momento como isca. Por isso, todo o cuidado é pouco. Para manter a segurança, consulte sempre os canais oficiais da empresa ou instituição que está oferecendo serviços ou vantagens por meio de redes sociais.

Qual a sua reação?

Animado(a)
0
Feliz
0
Apaixonado(a)
0
Não tenho certeza
0
Bobo(a)
0

Comentários estão fechados.

Mais em:Economia