EconomiaNotícias

INSS ACABA COM A PROVA DE VIDA PRESENCIAL DOS APOSENTADOS, PENSIONISTAS E OUTROS BENEFICIADOS

Foto: Banco de Imagens

Nesta quarta-feira, dia 02 de fevereiro, o presidente do Brasil, Jair Messias Bolsonaro, assinou a portaria que acaba com a exigência da prova de vida presencial para  os beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social, o  INSS. Agora o procedimento será feito de maneira automática.

 Segundo o presidente do INSS, José Carlos Oliveira, a obrigação passa a ser da Instituição e será feira por meio do cruzamento de informações extraídas dos bancos de dados públicos, federais, estaduais e municipais como registro de atendimentos pelo SUS, registros de vacinação, transferência de veículos, renovação de passaporte e carteira de identidade e até o registro de votação poderá ser usado na análise.

 Se mesmo assim não houver movimentação do cidadão registrada uma equipe irá até a casa da pessoa para a consulta podendo ter a parceria dos Correios nessa tarefa.

 A nova medida atingirá mais de 36 milhões de brasileiros, de acordo com informações oficiais. A prova de vida tem o objetivo de evitar fraudes no pagamento de benefícios e era feita no banco responsável pelo pagamento do benefício. 

 A nova regra passa a valer hoje, mas o INSS tem até o dia 31 de dezembro deste ano para implementação da mudança. Até lá, fica suspenso o bloqueio de pagamentos de benefícios por falta de comprovação de vida.

Qual a sua reação?

Animado(a)
0
Feliz
0
Apaixonado(a)
0
Não tenho certeza
0
Bobo(a)
0

Comentários estão fechados.

Mais em:Economia