NotíciasSaúde

SEC. DE SAÚDE DIVULGA NOVO PROTOCOLO DE RETORNO ÀS ATIVIDADES ESCOLARES PRESENCIAIS

Foto: Pavel Danilyuk / Pexels

Nesta quinta-feira (27), a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) publicou novo protocolo sanitário de retorno às aulas presenciais, que se aplicará ao ano letivo de 2022. Na rede estadual, as aulas começam em 7 de fevereiro.. O documento foi aprovado pelo Centro de Operações de Emergência em Saúde (Coes-Minas).

Uma das principais novidades da 7ª versão do protocolo diz respeito à suspensão de aulas de turmas, que antes ocorreria quando fosse registrado mais de um caso positivo de covid-19 em uma classe. Agora, os alunos ficarão afastados por cinco dias caso 30% dos estudantes de uma mesma turma tenham a confirmação laboratorial do vírus. 

As investigações de surtos caberão às secretarias municipais de Saúde, que contarão com o apoio do Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (Cievs Minas), por meio de esclarecimentos e orientações técnicas.

O novo protocolo também revogou o escalonamento na entrada e na saída dos alunos, mas mantém a recomendação de controle do fluxo para evitar aglomerações nos momentos de troca de turnos.

A nova versão ressalta a importância de medidas sanitárias, como o uso universal e correto de máscaras (para alunos com idade superior a 2 anos) cobrindo boca e nariz, lavagem frequente das mãos e distanciamento entre alunos, professores, funcionários e frequentadores das escolas de Minas Gerais, independentemente do estado de vacinação.

O protocolo atualiza as recomendações de vacinação, agora disponível para crianças e adolescentes a partir de 5 anos de idade, e frisa que a imunização deve ser incentivada e encorajada, já que se trata da principal estratégia de prevenção de saúde pública para o combate à pandemia de covid-19. 

Para acessar ao protocolo na íntegra acesse: https://coronavirus.saude.mg.gov.br/gestor/profissionais2/protocolos

Com as informações: Agência Minas

Qual a sua reação?

Animado(a)
0
Feliz
0
Apaixonado(a)
0
Não tenho certeza
0
Bobo(a)
0

Comentários estão fechados.

Mais em:Notícias