NotíciasRegião

PINTURAS DECORATIVAS DO MUSEU CASA PADRE TOLEDO PASSARÁ POR RESTAURAÇÃO

FOTO: Banco de Imagens

Teve início nesta semana, o processo de restauração das pinturas decorativas da Sala do Torreão do Museu Casa Padre Toledo (MCPT). Localizado na cidade de Tiradentes na Rua Padre Toledo, número 191. O prédio remonta à segunda metade do século XVIII e foi residência do Padre Carlos Correia de Toledo e Melo, que participou ativamente da Inconfidência Mineira. 

Transformado em museu no ano de 1971, vinculado à Fundação Rodrigo Mello Franco de Andrade (FRMFA), o edifício integra, atualmente, o Campus Cultural UFMG em Tiradentes, vinculado à Diretoria de Ação Cultural da UFMG.

Exemplar único da arquitetura civil colonial, o projeto de restauração das pinturas foi viabilizado com recursos advindos de emenda parlamentar. O objetivo é revelar ao público a beleza das pinturas decorativas da Sala do Torreão, mapeadas entre 2011 e 2012, a partir de uma série de estudos conduzidos durante a última restauração do edifício e de seus bens integrados. 

A previsão é que os trabalhos sejam concluídos em setembro deste ano, após diversas etapas conduzidas pelo restaurador André Luis de Andrade. Ao todo, 11 pessoas estão envolvidas no projeto, que é realizado simultaneamente em Tiradentes e Belo Horizonte. Também foi constituído um grupo de discussões reunindo conservadores, restauradores, professores e pesquisadores representantes de diferentes instituições, cujo objetivo é acompanhar a intervenção, promovendo a troca de experiências, discussões conceituais e técnicas, além da divulgação de conhecimento. 

Serão realizadas também ações educativas e formativas, assim como a produção de recursos audiovisuais que integrarão a exposição de longa duração do Museu. Ao longo dos oito meses estimados de intervenção, também estão previstas visitas técnicas para acompanhamento dos processos e ações de divulgação e interlocução com os diferentes públicos que visitam o local.

 

Qual a sua reação?

Animado(a)
0
Feliz
0
Apaixonado(a)
0
Não tenho certeza
0
Bobo(a)
0

Comentários estão fechados.

Mais em:Notícias