NotíciasSaúde

PICO DA COVID EM MG SERÁ NO INÍCIO DE FEVEREIRO, AFIRMA SECRETÁRIO DE SAÚDE

Foto: Agência Minas
Neste sábado (22), em entrevista à Rádio Itatiaia, o Secretário de Estado de Saúde de Minas Gerais, Fábio Baccheretti, afirmou que o pico real de pessoas infectadas pelo coronavírus no Estado foi atingido na semana passada. De acordo com ele, o recorde de casos deve ocorrer até o dia 1º de fevereiro. A expectativa, no entanto, é que as contaminações caiam rapidamente até o fim do próximo mês.
 
“É uma tsunami, é uma onda muito alta que estamos vivenciando. A semana que vem deve ser a semana de maior número de pessoas se infectando e, da mesma forma que sobe muito rápido, cai também muito rápido. A expectativa é que em meados de fevereiro, no final do mês, a gente esteja com o número de casos próximo ao anterior à onda que estávamos vivenciando”, explicou o secretário.
 
De acordo com o secretário “O grande problema hoje não está no número de pacientes, que temos bem menos que março e abril do ano passado. O problema agora é a mão de obra. A Ômicron é capaz de infectar muitas pessoas ao mesmo tempo. Estamos com dificuldades de abrir leitos diante de uma demanda que não é tão grande como já foi anteriormente.
 
Ainda conforme o secretário, Minas está priorizando a abertura de leitos neste momento da pandemia. “A gente vê com preocupação, mas o momento de fazer qualquer medida para evitar infecção já passou, porque agora é o paciente que vai chegar. Nossas ações são muito mais na garantia de leitos, que estamos com ocupação no estado de menos de 30% de UTI e fazer um grande esforço nas próximas três semanas para atender essa demanda, que vai aparecer aumentada. Daqui a pouco, a gente vê a queda dos números acontecer. Lembrando que o paciente vem depois da infecção, cerca de uma semana depois. Temos bem menos pacientes e bem menos óbitos do que ano passado, mas é um motivo de preocupação”, reforçou Baccheretti.
 
Com as informações: Rádio Itatiaia.

Qual a sua reação?

Animado(a)
0
Feliz
0
Apaixonado(a)
0
Não tenho certeza
0
Bobo(a)
0

Comentários estão fechados.

Mais em:Notícias