NotíciasRegião

DIVINÓPOLIS REGISTRA SEGUNDO ABALO SÍSMICO EM MENOS DE DOIS DIAS

O Centro de Sismologia da Universidade de São Paulo (USP) confirmou, nesta quinta-feira (13), um novo abalo sísmico registrado em Divinópolis, no Centro-Oeste de Minas. Este é o segundo em menos de 48 horas. O primeiro foi às 20h13 de terça-feira (11).

Inicialmente, ele foi registrado pelo monitor da USP com magnitude de 2.9. Na sequência foi corrigido para 3. O desta quinta-feira (13) foi registrado às 15h32 com magnitude de 2.9. O epicentro seria o Centro Industrial de Divinópolis, no bairro Icaraí, o mesmo de terça-feira (11).

Entretanto, como a estação mais próxima está a 100 km de distância, em Bom Sucesso, há uma incerteza de 5 a 10 km. “Sua profundidade deve ser de poucos quilômetros, não sendo possível determinar com precisão”, consta no informe da USP, publicado na terça-feira.

No último informe, a USP também afirmou que a magnitude de 2.9 é pequena, mesmo em termos brasileiros. Esses tremores são mais comuns em Minas Gerais.

“Pequenos tremores de terra podem ocorrer em qualquer lugar do Brasil, e se devem a movimentação em falhas ou fraturas geológicas na crosta terrestre. Uma magnitude de 3 corresponde a movimentação de poucos milímetros numa fratura de 300 m de comprimento que pode estar a alguns km de profundidade. A movimentação nessas fraturas se dá devido às pressões geológicas a que a crosta terrestre está submetida”, consta no informe.

Fonte: Correio Braziliense

Qual a sua reação?

Animado(a)
0
Feliz
0
Apaixonado(a)
0
Não tenho certeza
0
Bobo(a)
0

Comentários estão fechados.

Mais em:Notícias