EconomiaNotíciasSão João del-Rei

NEPE UFSJ DIVULGA BOLETIM SOBRE O CENÁRIO DO COMÉRCIO EXTERIOR DE SJDR

O Núcleo de Ensino, Pesquisa e Extensão de Economia da UFSJ (NEPE) divulgou, nesta terça-feira (19), o Boletim do Comércio Exterior (BCE) de São João del-Rei com dados referentes ao terceiro trimestre de 2021. De acordo com a pesquisa, o município encerrou o período com resultado positivo, tendo cerca de 15,7 milhões de dólares na sua balança comercial, o que corresponde ao saldo de 87,13 milhões de reais.

Segundo a análise do NEPE, esse panorama do 3° trimestre de 2021 se aproximou dos bons resultados pré-pandêmicos de 2018, devido à maior demanda externa por produtos que compõem a pauta exportadora do município. O saldo da balança comercial no período foi mais que o dobro do valor observado no 3º trimestre de 2020.

O Boletim ainda aponta que São João del-Rei exportou uma média de 21,3 milhões de dólares, ou seja, um pouco mais de 118 milhões de reais, em mercadorias destinadas para 31 países. Os produtos foram enviados, principalmente, para os Estados Unidos, China e Japão. Dentre as mercadorias exportadas pelo município, os principais foram o ferro-fundido, ferro e aço, registrando o valor de 9,84 milhões de dólares, que representa 54,6 milhões de reais.

Em relação às importações, os dados do NEPE mostram que o município realizou o total de 5,6 milhões de dólares (31 milhões de reais) originados de 14 países. Os principais locais de onde vieram as mercadorias foram China, França e Índia. Os produtos mais importados foram os produtos químicos inorgânicos, com valor de 1,35 milhões de dólares, significando a saída de 7,49 milhões de reais.

O Boletim do Comércio Exterior (BCE) é uma publicação trimestral elaborada pelo NEPE UFSJ que tem o objetivo de trazer informações sobre o cenário das transações comerciais feitas entre outros países e o município de São João del-Rei, levando em consideração os dados do Comex Stat, mantido pelo Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços.

O boletim completo está disponível no site do NEPE: https://nepeufsj.wixsite.com

Outras informações podem ser solicitadas no email: nepe@ufsj.edu.br

Qual a sua reação?

Animado(a)
0
Feliz
0
Apaixonado(a)
0
Não tenho certeza
0
Bobo(a)
0

Comentários estão fechados.

Mais em:Economia