NotíciasSaúde

HEMOMINAS CONVOCA DOADORES DE SANGUE DOS TIPOS O POSITIVO E TODOS OS NEGATIVOS

Foto: Banco de Imagens

A Fundação Hemominas convoca os doadores de todos os tipos de sangue, em especial os de O positivo e todos os negativos. Os estoques de sangue em todo o estado estão em níveis críticos, agravados pela pandemia e ao inverno, que impactam no comparecimento de doadores. A Fundação Hemominas toma todos os cuidados para garantir a segurança dos doadores: como uso de máscara, distanciamento, higienização adequada e higiene frequente das mãos, como recomendam a Anvisa e a OMS.

Entre os requisitos básicos para doar, é necessário estar em boas condições de saúde, ter entre 16 e 69 anos, mais de 50 quilos, estar alimentado no momento da doação, e apresentar documento original e oficial com foto.

Devido à pandemia de Covid-19, são necessários cuidados e restrições especiais para doação. Candidatos à doação de sangue que foram infectados pela Covid-19 ficam inaptos por 30 dias após completa recuperação; Os candidatos que tiveram contato com pessoas que apresentaram diagnóstico de infecção por Covid-19 são considerados inaptos pelo período de 14 dias, após o último contato com essas pessoas. E o candidato que apresente qualquer sintoma respiratório, mesmo leve, também deve aguardar 30 dias após a recuperação para doar.

A vacinação contra a Covid-19 também impacta nas doações, já que existe um período de inaptidão após cada dose. Esse prazo depende da vacina recebida.

Para as vacinas disponíveis até o momento, os prazos são:

– Coronavac: 48 horas;

– Astrazeneca: 7 dias;

– Pfizer: 7 dias;

– Janssen: 7 dias.

Para agendar a doação ou conferir todas as condições e restrições para doação de sangue, acesse o site http://www.hemominas.mg.gov.br/ ou baixe o aplicativo MGapp-Cidadão.

O Hemonúcleo são-joanense fica na Rua Prefeito Nascimento Teixeira, 175, no bairro Segredo. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (32)3322-2900.

Qual a sua reação?

Animado(a)
0
Feliz
0
Apaixonado(a)
0
Não tenho certeza
0
Bobo(a)
0

Comentários estão fechados.

Mais em:Notícias