NotíciasSão João del-ReiSaúde

SJDR VOLTA A APARECER NA LISTA DE MUNICÍPIOS QUE TERIAM APLICADO DOSES VENCIDAS DA ASTRAZENECA

Foto: Banco de Imagens/Reprodução

Na última sexta-feira (02), uma denúncia a respeito de possíveis irregularidades na aplicação de doses contra a Covid-19 em diversos municípios do país voltou a ganhar destaque. A suspeita é de que 1.532 municípios brasileiros, inclusive São João del-Rei, teriam aplicado, até o dia 19 de junho, doses vencidas da Astrazeneca. Ao todo, a denúncia aponta que a cidade teria administrado 22 doses com o prazo de validade vencido. No entanto, a informação já foi contestada pela Secretaria Municipal de Saúde, que afirmou não ter aplicado nenhuma dose fora do prazo de validade em São João del-Rei.

Esta é a segunda vez que São João del-Rei aparece na lista de municípios que teriam aplicado, irregularmente, o imunizante. A primeira denúncia aconteceu no dia 28 de abril, mas, na época, o Setor de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde também informou que nenhuma dose contra a Covid-19, dos lotes recebidos pelo município, foi aplicada fora do prazo de validade.

Segundo a Enfermeira Referência do Setor de Epidemiologia, Eliene Freitas, não há evidências de que vacinas com o prazo de validade vencido tenham sido aplicadas em São João del-Rei. O equívoco já foi reportado ao Ministério da Saúde e pode ter ocorrido por problemas relacionados ao sistema de cadastro usado para registrar as doses já aplicadas.

“São João del-Rei não recebe vacinas em quantidade o suficiente para deixar vencer. Até porque nós trabalhamos com o processo de recebimento e distribuição, então as vacinas são amplamente distribuídas para a devida aplicação. Inclusive, nós avançamos na etapa de vacinação de acordo com as doses que a gente recebe, não seria coerente, em momento algum, ficar armazenando doses para a aplicação”, salienta Eliene.

Em nota, publicada no dia 28 de abril, a Secretaria Municipal de Saúde informou as datas de validade dos lotes que foram citados na denúncia. O primeiro lote é o número 4120Z005, recebido em São João del-Rei no dia 1º de fevereiro e aplicado nos moradores no período de 02 de fevereiro a 10 de abril, que tinha data de validade para 14 de abril.

O segundo lote é o de número 4120Z001, que chegou ao município no dia 02 de março e foi distribuído aos moradores entre os dias 03 a 19 de março. Este lote tinha a validade para 29 de março. O último lote é o 4120Z004 com vencimento para 13 de abril. Entretanto, segundo a Secretaria, este não teria sido enviado para a distribuição em São João del-Rei.

O documento ainda destacou que os dados da vacinação são cadastrados no sistema oficial do Ministério da Saúde. Além disso, eles também são registrados em planilhas manuais nas unidades de saúde para a conferência em caso de inconsistências com o sistema.

Qual a sua reação?

Animado(a)
0
Feliz
0
Apaixonado(a)
0
Não tenho certeza
0
Bobo(a)
0

Comentários estão fechados.

Mais em:Notícias