NotíciasSaúde

COM QUEDA NOS ESTOQUES DE SANGUE, HEMOMINAS CONVOCA DOADORES DE TODOS OS TIPOS SANGUÍNEOS

Foto: Banco de Imagens/Divulgação

A Fundação Hemominas convoca os doadores voluntários de sangue de todos os tipos sanguíneos, em especial os dos tipos O positivo, O negativo e A positivo a comparecerem em suas unidades para realizar a doação e ajudar a reverter a situação de queda nos estoques de sangue.

Segundo dados divulgados pela fundação, atualmente, os estoques de sangue estão, em média, 48% abaixo do ideal, sendo que a queda dos tipos O negativo, O positivo e A positivo chega a 60%. O Hemominas destaca que segue rigorosamente os procedimentos de prevenção para que os doadores se sintam seguros ao entrar na instituição e fazer a doação de sangue. Os profissionais das unidades são capacitados e seguem todas as normas de proteção, a fim de proporcionar segurança para quem doa e sangue de qualidade para o paciente.

Entre os requisitos básicos estabelecidos pelo Hemominas para realizar a doação estão a necessidade de estar em boas condições de saúde, ter entre 16 e 69 anos, mais de 50 kg, estar bem descansado no momento da doação, estar alimentado e apresentar documento original e oficial com foto. Candidatos que foram infectados pelos vírus Covid-19, após diagnóstico ficam inaptos por 30 dias após completa recuperação. Quem teve contato com pessoas que apresentaram diagnóstico de infecção pelo COVID-19 é considerado inapto pelo período de 14 dias.

Além disso, quem apresentar qualquer sintoma respiratório, mesmo que leve, ou febre ou outros sintomas infecciosos, deverá aguardar 30 dias após recuperação para doar. O prazo de inaptidão para doação após tomar a vacina para Covid-19 depende da vacina recebida. Para as vacinas disponíveis em Minas Gerais até o momento, os prazos são: 48 horas para- Coronavac/Sinovac e sete dias para Covishield/ Serum/ AstraZeneca/ Fiocruz.

Quem quiser doar deve agendar de forma online ou pelo MGapp – Cidadão. Em caso de não comparecimento, a orientação é cancelar o agendamento para disponibilizar o horário a outro candidato. Para outras informações, acesse: http://www.hemominas.mg.gov.br/unidades-e-contratantes

Qual a sua reação?

Animado(a)
0
Feliz
0
Apaixonado(a)
0
Não tenho certeza
0
Bobo(a)
0

Comentários estão fechados.

Mais em:Notícias