EconomiaNotíciasSão João del-Rei

NEPE UFSJ DIVULGA BOLETIM SOBRE O CENÁRIO DO COMÉRCIO EXTERIOR DE SJDR

O Núcleo de Ensino, Pesquisa e Extensão de Economia da UFSJ (NEPE) divulgou, nesta terça-feira (27), o Boletim do Comércio Exterior (BCE) de São João del-Rei com dados referentes ao primeiro trimestre de 2021. De acordo com a pesquisa, o município encerrou o período com resultado positivo, tendo cerca de 8,24 milhões de dólares na sua balança comercial, o que corresponde ao saldo de 44,90 milhões de reais.

Entretanto, segundo a análise do NEPE, esse panorama do primeiro trimestre de 2021 é o pior saldo positivo já registrado na história do município. Em comparação ao mesmo período no ano anterior, que era 16,17 milhões de dólares (88,12 milhões de reais), houve a queda de cerca de 7,93 milhões de dólares (43,21 milhões de reais). A pesquisa prevê que essa redução no saldo tenha sido motivada pela desvalorização cambial no período, que provocou o aumento no preço dos produtos importados pelo município.

O Boletim ainda aponta que São João del-Rei exportou uma média de 14,63 milhões de dólares, ou seja, 79,73 milhões de reais, em mercadorias destinadas para 27 países. Os produtos foram enviados, principalmente, para os Estados Unidos, China e Bélgica. Dentre as mercadorias exportadas, as principais são as derivadas do ferro fundido, ferro e aço, registrando o valor de 8,36 milhões de dólares, que representa 45,56 milhões de reais.

Em relação às importações, os dados do NEPE mostram que o município realizou o total de 6,40 milhões de dólares (34,87 milhões de reais) originados de 10 países. Os principais locais de onde vieram as mercadorias foram China, Rússia e África do Sul. Entre os produtos mais importados estão os de alumínio e suas obras, que somaram o valor de 2,90 milhões de dólares, significando a saída de 15,80 milhões de reais.

O Boletim do Comércio Exterior (BCE) é uma publicação trimestral elaborada pelo NEPE UFSJ que tem o objetivo de trazer informações sobre o cenário das transações comerciais feitas entre outros países e o município de São João del-Rei, levando em consideração os dados do Comex Stat, mantido pelo Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços. Outras informações podem ser solicitadas no email: nepe@ufsj.edu.br

Qual a sua reação?

Animado(a)
0
Feliz
0
Apaixonado(a)
0
Não tenho certeza
0
Bobo(a)
0

Deixe o seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em:Economia